Hokuto no Ken – Porrada e areia para Cabra-Macho nenhum botar defeito!
13 de September de 2022Quando se é um garoto necessitado de botar as mágoas para fora depois daquele belo F em vermelho na prova ou porque o valentão da rua de baixo lhe deu um pescotapa, nada melhor do que descontar a raiva esmurrando os botões do poderoso Mega Drive com esse jogão que esbanja Testosterona. Então cerre seus dentes que agora vou te apresentar um cara que faz o Schwarzenegger, o Van Damme e o Stallone chamarem pela mãe. Chega mais aí, Kenshiro!
Um Enredo que é um Soco na Boca do Estômago
Originalmente conhecido como Hokuto no Ken ou Fist of the North Star e escrito por Buronson em parceria com o desenhista Tetsuo Hara em 13 de Setembro de 1983 para a revista Shonen Jump, o mangá e animação que dão origem ao jogo contam a história de um mundo varrido pela guerra nuclear durante os anos 90 tornando o mundo em um vasto deserto que quase dizimou a raça humana por completo. Conflitos por água potável e alimentos eclodiam por todo lugar do mundo em uma nova era onde os fracos não tem vez. E é no meio de tudo isso que encontramos Kenshiro, o corajoso sucessor do estilo de luta Hokuto Shinken, arte marcial antiga utilizada para assassinato que consiste em atingir em alta velocidade os pontos vitais dos inimigos. Kenshiro é um homem que não aprecia a guerra e só queria viver em paz com sua noiva Yuria, mas após sua amada ser raptada por um poderoso inimigo, sai em sua jornada de resgate que o levará a ser conhecido como o salvador deste mundo esquecido por Deus defendendo a quem precisa e punindo a quem deve. No caminho, Kenshiro conhece o jovem Bat e a órfã Lin que se juntam a ele tornando-se testemunhas de suas batalhas. O inimigo de Kenshiro são muitos, desde meros ladrões do deserto a organizações criminosas e o seu inimigo jurado mais perigoso, Raoh, ex-colega de treinamento que matou o mestre deles, Ryuken. A ambição de Raoh é dominar o mundo por meio da luta desafiando poderosos lutadores considerados ameaças por ele. Mas Raoh não é o único mal deste mundo e parece que tão cedo Kenshiro poderá desfrutar de sua tão sonhada paz. Quer saber mais? Então mexa-se e vá atrás, tem anime e mangá para seu deleite por aí, estufa o peito e já vai chorando!
É hora do Fight, Aprenda Sobre o Jogo
Conhecido como Hokuto no Ken: Shin Seikimatsu Kyuseishu Densetsu (Punho da estrela do Norte: A Nova Lenda do Messias Pós-Apocalipse) e como Last Battle fora do Japão, é um jogo misto de Side-Scrowlling e Beat’em Up lançado em 1989 pela Sega para o Mega Drive, sendo um dos seis primeiros jogos lançados nos Estado Unidos para o sistema Genesis. Como a versão americana do jogo não possuía a licença para o nome original, os nomes dos personagens e gráficos foram modificados para evitarem maiores problemas. Este foi o segundo jogo da série lançado após a versão do Mark III que foi adaptado para o Master System sob o nome Black Belt. Last Battle ganhou versões para Commodore 64 e Amiga desenvolvidos pela empresa Elite em 1991.
O jogador encarna o personagem Aarzak (Kenshiro) que luta se valendo de poderosos socos e chutes e um medidor de power-up que aumenta a cada inimigo derrubado e quando cheia faz Aarzak ficar super poderoso com golpes mais velozes pelo resto da fase, que conta com o empecilho de tempo limite que quando esgotado começa a drenar a barra de energia do personagem até que ele morra ou complete a fase. A divisão de fases no jogo é feita em quatro partes de vários níveis e após cada uma completada você verá um mapa situando onde vocês se encontra no momento. Na maior parte do tempo o personagem só precisa andar em linha reta enquanto luta mas existem partes onde verdadeiros labirintos desafiam o jogador a descobrir o caminho correto enquanto evita várias armadilhas. Durante o jogo, Aarzak encontrará aliados que vão aumentar sua força e defesa ou apenas abastecer sua energia e em certos momento você precisará completar os níveis em determinada ordem para conseguir terminar e encontrar o chefe de fase em uma luta mano-a-mano. Last Battle é conhecido entre os jogadores por ser um jogo difícil, onde o filho chora e a mãe não quer saber, esteja avisado. Infelizmente, o sangue e tripas fica de fora do Last Battle sendo visto apenas em sua versão original onde cabeças e corpos explodem a torto e a direito, com os inimigos apenas sendo mandados para longe voando na versão café-com-leite americana e alguns chefes tiveram suas cores modificadas para parecerem alienígenas, vai entender…
Para que você possa entender um pouco do “drama” que é esse game, dá uma olhadinha na nossa live de “Last Battle” (Vulgo: Hokuto no Ken…) que foi literalmente de lascar!
Recolhendo os Dentes e Saindo de Mansinho
Hokuto no Ken a essa altura já deixou bem claro que não é jogo para pessoas fracas e nem para se jogar na sala com a família, a menos que você seja de uma família de lutadores de MMA. Brincadeiras à parte, o jogo garante uma boa diversão por algumas horas e um belo desafio a ser enfrentado, então o que espera para jogar? Aliás, mais uma vez recomendo que vá atrás do mangá e do anime, não sabe o que está perdendo. Um “omae wa mou shindeiru” para todos e até a próxima!